Nossa História
A COMO CONTAR nasceu em 2018, quando 25 anos após ter sofrido estupros consecutivos na infância, Cybele Ozório resolveu contar sua história, o que foi um processo longo e dolorido, mas que também permitiu que ela entrasse em contato com a história de outras tantas pessoas que passam e/ou passaram pelo mesmo trauma, foi então que ela começou a pesquisar o assunto e se envolver cada vez mais com o combate a violência sexual contra jovens e adultos. E assim, após meses de pesquisas e finalmente conseguir contar para sua própria família, em dezembro de 2018 nasceu a COMO CONTAR, com o propósito de ajudar vítimas de abuso a enfrentarem seus traumas e combater novos casos com prevenção e informação.
Em 2021, após quase 3 anos de operação e mais de 900 casos atendidos, a Como Contar que nasceu como um projeto, se torna Instituto Como Contar, que tem o objetivo de ampliar para todo o território brasileiro as ações desenvolvidas para diminuição da violência sexual, suporte á vítimas e erradicação de novos casos.
Quem Somos
Cybele ozó
rio
Fundadora e Diretora Presidente
Mãe, ativista pelos direitos humanos com foco em redução de desigualdades e combate ao abuso, violência e exploração sexual.
Empreendedora, design thinker, mestre em metodologia de projetos com foco em inovação pela Universidade de Hamburgo, consultora de Design de Serviços e Inovação em Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, com diversos projetos no Brasil e Américas.
Vanessa Fermino
Diretora Geral
Voluntária a frente de projetos sociais como: Líder do segmento Hospitalar como a dra CupCake na Ong Presente de Alegria; contadora de histórias e acolhimento infantil para crianças 0 a 5anos na Ibab; acolhimento à vitimas de assédio e abuso sexual.Trabalha na área comercial para empresas e agencias publicidades;
Também é mãe de um lindo menino trans com quem aprende e divide diariamente as alegrias e percalços da vida.
Felipe Souza
Diretor de Parcerias
Gerente de negócios em uma indústria multinacional, empreendedor e fomentador de parcerias sociais. Com MBA em negócios e paixão por unir pessoas com planos ambiciosos para combate às desigualdades, violências e abusos mundo afora. São 16 anos de vivência e desenvolvimento de projetos em diversos grupos que focam suas energias em aplicar melhorias sociais.
TIME DE VOLUNTÁRIOS
O Instituto Como Contar ainda conta com um grupo de voluntários multidisciplinares, são designers, profissionais da saúde física e mental, juristas, pesquisadores, etc... sem os quais nada do que fazemos seria possível.